Forum: Portuguese Forum

Bem-vindos ao fórum oficial VirtualDJ em português.

Antes de postar, por favor consulte as Regras do fórum, e nossa seção de perguntas frequentes FAQ. Visite também a WIKI em português para tutoriais, manuais e outras infos sobre VirtualDJ.
Em caso de erros de proteção ou problemas técnicos, favor contactar o Serviço de Suporte ao Usuário ou converse com os atendentes no Chat OnLine.

(*) Os moderadores se reservam o direito de editar/mover/apagar mensagens que julgarem impróprias ou para facilitar buscas ou manter a clareza da discussão.
Sujet Controladora Pioneer WeGO como ligar em caixas Ativas com entrada XLR
Adquirir uma controladora Pioneer Wego que tem apenas uma saídas Rca e duas caixas ATTACK que tem apenas entradas XLR, uma VRF 1550A e outra VRS 1810A.
Como faço para ligar o sistema corretamente sem colocar em curto nenhum equipamento?
a) primeira situação, ligar as duas caixas?
b) segunda situação, ligar apenas a caixa VRF 1550A?



Sou novato na comunidade, espero não esta infringindo nenhuma regra, Grande abraço...

Posté Sun 23 Mar 14 @ 10:46 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não, não infringiu nenhuma regra, como todo novato você já deve ter lido as regras do fórum e está no caminho certo.

Agora vamos ao seu problema.

As conexões XLR tanto de sua caixa de subgraves ativa VRS1810A quanto de sua caixa ativa duas vias VRF1550A significam que as entradas são balanceadas + 4 dBu. Trata-se do nível de sinal ideal utilizado para sensibilizar o amplificador interno, é o padrão em sistemas de PA.

A MASTER out da DDJ-WeGO tem conectores RCA que normalmente são utilizados em sistemas com conexões não-balanceadas com nível de sinal geralmente na ordem de -10 dBv. Se fosse assim no caso da WeGO, você precisaria algum tipo de adaptador para "casar" os níveis de sinal ou no caso de uma conexão direta, conforme abaixo sugerido, você poderia ter problemas de áudio pois o sinal de saída da WeGO seria "fraco demais" para sensibilizar os amplificadores de sua caixa ativa.

Mas achei na internet uma tabela de especificações da WeGO informa que o nível de saída MASTER trabalha com +13 dBu. Ou seja, um nível de sinal mais do que suficiente para sensibilizar o amplificador de ambas caixas ativas bastando para isso ajustar apropriadamente o volume master. A Pioneer não mostra isso nos seus manuais, mas em seu FAQ ela sugere que caso seja necessário conectar a WeGO em um amplificador com entradas não-balanceadas, que se faça o ajuste apropriado, reduzindo o volume para evitar distorções por sobrecarga na entrada (isso reforça a teoria que o nível de saída é alto mesmo).

NOTA: É importante que você confirme no manual do seu equipamento que o nível de saída é +13 dBu mesmo, pois as dicas abaixo são baseadas nesta possibilidade. O sistema abaixo só é possível por causa desta particularidade da WeGO e não é aplicável a nenhum outro controlador.

Então, neste você conseguirá conectar seu sistema diretamente sem necessidade de adaptadores, mas precisará de cabos RCA macho x XLR macho para conectá-las diretamente. Estes cabos são fora de padrão, talvez seja necessário confeccionar. Abaixo, como será feita a ligação de terminais deste cabo. Caso o cabo seja feito de forma errada, é o único jeito de colocar o sistema em curto (como você teme).



Na sua situação, o ideal é montar um sistema de 3 vias sendo uma via de subgrave com a VRS1810A e duas vias de grave + médio agudo com a VRF1550A. Um sistema de áudio com qualquer uma das caixas separadas não é recomendado pois você poderia ter problemas de qualidade de áudio.

Na verdade, minha sugestão já consta do manual de suas caixas. Veja a figura abaixo. As caixas no pedestal são as VRF1550A.



Observe que você precisará também de um cabo XLR fêmea x XLR macho para conectar a caixa VRS1810A coma caixa VRF1550A. Você pode usar como alternativa um cabo XLR fêmea x P10 (1/4") macho stereo, em razão da entrada LINE da caixa VRF ter uma conexão P10 (1/4") fêmea alternativa.

E não se esqueça de ativar o filtro passa alta (HPF) da caixa de subgraves, para que o áudio de baixa frequencia seja tratado somente pela caixa de sub.

Você pode usar a VRF1550A sozinha, mas por só tem uma única entrada LINE e você teria qualidade mono. O problema neste caso é que você terá que usar só um lado da saída MASTER da WeGO e esta prática pode levar a desgaste prematuro dos componentes de seu controlador. Mas se você achar algum adaptador stereo-to-mono você poderá usar uma só caixa sem prejuízo ao controlador.


*nota as palavras e frases sublinhadas em azul são links

Posté Sun 23 Mar 14 @ 1:51 pm
Belíssima explanação em um tempo record, agradeço desde já, mais ainda estou com duvida na montagem do cabo:

Vamos ver se conseguir compreende:

1 plug RCA macho mais 1 plug XLR macho monto um cabo digamos o lado L (onde no RCA terei [2] Hot + e [1] ground mais no lado XLR terei que interligar as conexões [3] e [1] ? )

Caso afirmativo terei que fazer 2 cabos iguais a este para ligar ao sub sendo utilizado as saídas L e R da controladora e as entradas A e B do sub.



Obs: quanto a saída master é mesmo +13dBu.

Posté Sun 23 Mar 14 @ 5:24 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Realmente são 2 cabos sendo um para cada lado do estéreo (L e R). Sobre montagem do cabo, também está correto. Uma vez que a conexão RCA possui somente 2 conectores, os pinos 3 e 1 serão comuns. Segue o esquema.

Reforçando para usuários que não possuem um controlador WeGO: o desenho refere-se a um cabo despadronizado apropriado somente para a aplicação citada neste tópico. Por favor, não apliquem este modo de conexão se usando outros controladores. Cada caso deve ser analisado com base nas características de cada equipamento.



Não tem nada a ver com o assunto, mas não deixe de registrar o número de série do VirtualDJ fornecido com seu controlador. Saiba porque no link abaixo.
FAQ > Porque devo registrar meu número de série?

Posté Sun 23 Mar 14 @ 10:24 pm
A sua imagem sumiu... é deste tipa correto... Grande abraço...TKS



Posté Mon 24 Mar 14 @ 7:02 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Corrigi o post, as figuras são diferentes mas expressam a mesma coisa. E seja bem-vindo ao clube dos usuários licenciados do programa.

Posté Mon 24 Mar 14 @ 8:19 pm
Speedy53, estou pensando em adquirir uma Mesa De Som Behringer Xenyx 1202fx para agregar aos equipamento já citados, criando assim um pequeno PA.
O que você me diz a respeito, entre compatibilidade e melhoria na qualidade de som?


Posté Sun 01 Jun 14 @ 5:51 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A mesa (mixer) Xenyx só terá utilidade caso você esteja pensando em incorporar a possibilidade de ligar instrumentos musicais e microfones ao seu setup, ela tem entradas para até 4 microfones e 4 instrumentos. Ela possibilita que você absorva necessidades de prover som para pequenos conjuntos musicais. E seu controlador pode ser ligado tanto a uma entrada CD/Tape quanto a uma entrada de instrumentos. A saída Master balanceada da mesa é totalmente compatível com a entrada de suas caixas de som.

Fora isso, é um componente inútil e totalmente dispensável para DJs.

A incorporação deste equipamento ao seu setup não significa que haverá mudança na qualidade de áudio para melhor. Você pode até sofrer alguns revezes pois quando você tiver que ligar instrumentos e microfones, o ajuste de áudio muda consideravelmente, você precisará uma PA de retorno e haverá mais propensão a microfonia pela necessidade deste retorno aos músicos, e você terá que resolver isso, além de precisar equalizar isso com o som do seu controlador. Mas sobre o quanto o áudio modificará, só a prática mostrará isso a você.

Posté Sun 01 Jun 14 @ 7:30 pm
Speed bom dia, quero aproveitar este post para tirar uma duvida também, tenho uma controladora Pioneer DDJ SR2 e duas caixas ativas CSR Ativas, a duvida é o seguinte posso usar este mesmo método para ligar as caixas, seria cada saída XLR a uma caixa, esta caixa também tem uma entrada P10 posso usar um cabo XLR x P10 para fazer a ligação, qual ficaria melhor, desde já agradeço.

Posté Mon 06 Aug 18 @ 1:40 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Pode sim, use cabos fêmea XLR > macho 1/4" (p10).

Posté Mon 06 Aug 18 @ 11:29 pm