Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet Usando Virtual DJ com mixer sem placa de som NOX 606 Behringer

Ce topic est ancien et peut contenir des informations obselètes ou incorrectes.

Tenho um mixer Behringer Nox 606 e uma XDJ 1000 e outra XDJ 1000mk2 da Pioneer. O mixer não tem placa de som , mas as duas XDJs tem . Estou tentando usar os 3 aparelhos com o Virtual DJ 8 , mas consigo somente controlar os XDJ através do SW . Quero poder mixar os e XDJ porém na configuração do Virtual DJ somente permite um canal do mixer analogico funcionando com k som das 2 controladoras . Parece que existe uma possibilidade de separar as XDJs em um canal do mixer cada uma , ao mesmo tempo que o SW controla oque vai tocar. Isto é possível? Preciso comprar uma placa de som ? Se comprar uma licença do Virtual DJ me possibilitaria ter está configuração funcionando ?
 

Posté Sat 04 Apr 20 @ 2:25 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
afcsakkas wrote :
O mixer não tem placa de som , mas as duas XDJs tem
Seu mixer tem uma placa de som interna que pode ser conectada ao seu sistema via USB. A placa de som de 2 saídas (L+R) do seu mixer serve para que você consiga realizar (entre outras coisas) gravações dos seus sets, por exemplo, utilizá-la como input num sistema de "record" do VirtualDJ ou como origem de áudio para qualquer outro programa como Audacity, Soundforge, etc. Entretanto, seu mixer não tem recursos MIDI/HID que possibilitem interação e controle do mixer interno do VirtualDJ.

afcsakkas wrote :
(...) mas consigo somente controlar os XDJ através do SW (...)
O elemento controlador é o XDJ, ele que controla o software. Pode parecer bobo, mas é importante que você entenda o papel do hardware como controlador, e do software como elemento controlado. Num exemplo simples, sua XDJ é o joystick, o computador com VirtualDJ é o console com o jogo.

afcsakkas wrote :
Parece que existe uma possibilidade de separar as XDJs em um canal do mixer cada uma , ao mesmo tempo que o SW controla oque vai tocar. Isto é possível? Preciso comprar uma placa de som ?
É possível, não precisa comprar placa de som. Aqui temos uma manual especifico em desenvolvimento de como de como instalar e configurar suas XDJ-1000 com VirtualDJ. Mas resumidamente:
1) Instale os drivers e tenha o firmware das XDJ-1000 atualizado, obtenha ambos bem como as instruções de atualização de firmware na página de suporte Pioneer
2) Faça as conexões conforme o esquema abaixo.

3) A configuração pode ser feita de 3 modos: a) no start-up ao detectar o controlador o VirtualDJ irá mostrar uma mensagem perguntando se poderá usar as placas de som do mesmo e fazer a configuração automaticamente, sugiro clicar "sim" mas se você clicar "não" precisará fazer a configuração manualmente b) em config > audio, clique no respectivo botão do XDJ (em azul) no painel de configuração ou então c) ajuste as entradas e placa de som conforme a figura abaixo, somente observe que haverão duas placas de som da XDJ-1000 para escolha então escolha uma placa diferente para cada deck, caso contrário o som das duas XDJ saírá pela mesma placa de som e no mesmo canal do mixer.

Nota: versões antigas do VirtualDJ não irão funcionar com este controlador. Use a versão mais recente, que pode ser obtida no link abaixo informado

afcsakkas wrote :
Se comprar uma licença do Virtual DJ me possibilitaria ter está configuração funcionando ?
Se não me engano, usando VirtualDJ original que vc baixa aqui mesmo no site você poderá testar por 30 dias a configuração funcionando sem nenhum custo adicional. Após o período de teste, você poderá decidir se adquire uma licença ou não. A compra de uma licença de qualquer software deve ser vista copo forma de apoio ao desenvolvimento da ferramenta que você usa se ela te atende bem, e não como condição de funcionamento para qualquer aplicação.
 

Posté Sat 04 Apr 20 @ 2:56 pm
Fiz a configuracao das configuracoes de HW e SW ( audio settings) como indicado , porem quando para a configuracao em azul indicada , speaker + Headphone e Pioneer XDJ 1000, nao e possivel ter outputs deck 1 e Deck 2 . O sistema muda automaticamente , quando colocado deck 1 e Deck 2 , para separate descks e coloca um aviso que analog mixer license is needed . Em qualquer configuracao que eu faco , ou somente 1 deck (XDJ) toca em um canal do mixer , ou ambos decks tocam no mesmo canal do mixer . Acho que o problema e que o Virtual DJ nao consegue configurar um deck para cada canal do mixer , o que fisicamente esta configurado conforme configuracao enviada .
A figura que vc indicou parece nao ser a mesma versao do SW do Virtuak DJ , a minha e V8.4 b5630 , a ultima baixada do site . Nao consigo copiar e colocar neste post infelizmente . Os dois drivers das XDJ ( XDJ 1000 e XDJ 1000 MK2) estao instalados e parecem reconhecidos pelo SW , o problema mesmo e a liberacao dos decks para trabalhar com canais distintos do mixer .
 

Posté Sat 04 Apr 20 @ 10:09 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Realmente a figura estava errada, o certo é "separate decks". Figura corrigida, agora exibindo a versão atual do programa v8.4 b.5630
Conforme chamei atenção no post anterior, no menu drop down das configurações de áudio haverão dois drivers para escolha, sendo uma XDJ-1000 e outra XDJ-1000MK2. Será necessário escolher uma placa de som para cada deck. Caso você escolha a mesma placa nos 2 decks, realmente o som sai no mesmo canal do mixer. Atenção pois a descrição das duas não é muito diferente.Abaixo, um exemplo de como aparecem as CDJ-2000NXS no Mac para que você veja que aí na sua casa será bem parecido, entretanto com o seu equipamento.

Sim, o VirtualDJ consegue configurar um equipamento para cada canal do mixer, a XDJ-1000 e a CDJ-2000NXS são muito parecidas e se eu tenho sucesso aqui, certamente você também terá aí.
Sobre o alerta de licença necessária, conforme escrevi você poderá fazer o teste por 30 dias, eu confirmei aqui em casa com a CDJ-2000 e realmente mesmo sem licença nenhuma, o equipamento funcionará por 30 dias para testes. Mas o programa exibirá um aviso de licença necessária sim, você poderá ignorar este aviso por 30 dias, mas depois do período de teste caso o programa te atenda para sua aplicação você precisará decidir pela compra ou não da licença.

Caso você queira postar uma figura com a sua condição, utilize um drive de nuvem (GDrive, OneDrive, Dropbox, etc.) ou serviço de hospedagem de imagens (Pinterest, Imgur, Imageshack, etc.), copie e cole o link no seu post. Somente é permitido postagem de figuras aqui no fórum para usuários licenciados.
 

Posté Sun 05 Apr 20 @ 5:11 am
Obrigado pelas dicas , mas ainda nao consegui fazer a separacao dos 2 decks (XDJ 1000 e XDJ MK2 ) em diferentes canais do Mixer ( NOX 606) .

Os dois drivers da controladora dos Decks aparecem como Pioneer XDJ 1000 e Pioneer CDJ/XDJ , e faco esta configuracao como deck 1 e 2 respectivamente . Mesmo assim os 2 decks tocam somente no canal 2 do meu Mixer . Uma coisa que notei , e vc pode ver nas figuras que mandei no dropbox link abaixo , 'e que um sinal amarelo ( triangulo com ! no meio ), aparece quando coloco o deck como PioneerCDJ/XDJ , e quando clico no mesmo ele da a mensagem de analog mixer license , ou seja acho que pede licenca para esta funcao . Como vc pode ver nas imagens tambem , ainda tenho 27 dias para usar antes de precisar licenca .

 

Posté Sun 05 Apr 20 @ 3:31 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Dica: pra fazer printscreen no Mac, use Shift+Command+3, assim você não precisa tirar foto da tela do computador.

Se você precisasse de licença pra usar qualquer dispositivo, no mesmo lugar onde você consultou suas licenças apareceria o dispositivo bloqueado, e licença necessária. Acho que não precisamos mais voltar a este assunto, pois já é o terceiro post que discutimos isso...rs

O problema é que você está usando um dispositivo agregado PIONEER XDJ/CDJ. Em nenhum momento orientei você para construir um, mas você o fez e talvez por isso não consegue realizar a configuração.

Um dispositivo agregado é um recurso exclusivo do Mac que junta várias placas de som reais em um único dispositivo virtual de canais múltiplos, que é o tal "dispositivo agregado" ou "aggregate device". Caso seu dispositivo agregado contenha as placas de som das duas XDJ, então você poderá usá-lo definindo um "canal virtual" para cada deck (na figura abaixo construí um dispositivo pra te ajudar, a CDJ1 está definido como canal 1&2 e a CDJ2 está definida como canal 3&4), mas se o dispositivo agregado contém somente uma única placa de som, então se explica porque só sai em um canal.
A única coisa que faltou foi você selecionar o dispositivo agregado pra eu saber quais as placas de som você juntou nele.

O ideal é remover o dispositivo agregado e usar as placas de som de cada XDJ diretamente.
Mas pra você ver que existem vários modos de conseguir resultado, construí um dispositivo agregado com minhas duas CDJ-2000NXS e fiz a configuração pra servir de modelo para que você tente aplicar aí também com as XDJ (dependendo de como seu dispositivo agregado está configurado, como já citei). Veja nas figuras abaixo e clique nas figuras para aumentar o tamanho.
Ainda, existe algo estranho aí pois a placa de som da XDJ-1000MK2 não aparece sozinha na relação de dispositivos de áudio. Veja que mesmo eu tendo construído um dispositivo agregado com as placas de som da CDJ-2000, ambas aparecem na relação do utilitário AUDIO/MIDI. Você tem certeza que instalou os drivers de áudio da 1000MK2 e/ou tem certeza que o firmware está mesmo atualizado? Você está usando algum Mac OS antigo? Se positivo, tem certeza que as XDJ são compatíveis com este Mac OS?
 

Posté Sun 05 Apr 20 @ 10:16 pm
Ufa !! Funcionou , o problema era o upgrade do FW do XDJ 1000 MK2 , agora o desafio e configurar o meu DDJ - XP1 para trabalhar com os dois decks distintos .Muito obrigado pela ajuda !!
 

Posté Mon 06 Apr 20 @ 1:21 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Speedy53 wrote :
1) Instale os drivers e tenha o firmware das XDJ-1000 atualizado, obtenha ambos bem como as instruções de atualização de firmware na página de suporte Pioneer
afcsakkas wrote :
Os dois drivers das XDJ ( XDJ 1000 e XDJ 1000 MK2) estao instalados e parecem reconhecidos pelo SW
afcsakkas wrote :
o problema era o upgrade do FW do XDJ 1000 MK2
Atenção nas informações, é muito importante que as instruções dadas sejam verificadas e se houver dúvidas, podemos confirmar para evitar falhas nos processos seguintes.

O DDJ-XP1 já é mapeado no VirtualDJ, e muto embora eu não tenha um aqui (possuo uma DDJ-SP1) digo que sim, li o material disponível e realmente é possível trabalhar não somente com 2 decks separados, mas com 4 decks. É possível também ver pelas fotos que você mandou, que o dispositivo já foi reconhecido pelo programa e que está habilitado para testes. Clique aqui e veja um manual completo sobre DDJ-XP1 e VirtualDJ.
 

Posté Mon 06 Apr 20 @ 3:46 pm
Obrigado !! Excelente suporte .
 

Posté Mon 06 Apr 20 @ 4:12 pm


(Les anciens sujets et forums sont automatiquement fermés)