Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet Dúvida: Qual caixa de som utilizar e "quando" utilizar amplificador

Ce topic est ancien et peut contenir des informations obselètes ou incorrectes.

Amigos, bom dia.
Preciso aprofundar meu conhecimento sobre potência de som... (não sei se posso colocar uma dúvida dessas aqui, mas vamos lá).
Atualmente utilizo a mesa Numark N4 controlada por um notebook (Software VDJ).

Na minha mente, estou planejando comprar duas caixas de som de 100w cada (para colocar em pedestais como vejo em festas)... minha intenção será colocar som em festas de pequeno e médio porte (particulares).

Diante disso, tenho alguma dúvidas e gostaria de compartilhar com vocês... acredito que podem me ajudar bastante.

1. Essas caixas de som ativas vendidas no mercado (Ec.: JBL e CSR), de 100w. São potentes? Quão potentes? Qual o cálculo que se faz para saber se o equipamento suporta o ambiente vs tamanho?
2. Quando se utiliza de um amplificador para mandar energia para essas caixas de som? Como elas tem input de RCA, pensei em ligar o RCA da N4 direto nessas caixas. É correto?
3. Minha mesa N4 já manda potência suficiente para tocar essas caixas?

Gostaria de ler um pouco sobre a opinião de vocês.

Agradeço a ajuda.
Abração
 

Posté Mon 27 May 13 @ 9:09 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
1 - Como assim "quão potentes"? Você mesmo especificou a potência, ou seja, 100W.
Se esta potência será suficiente para sonorizar o ambiente X com número de pessoas Y, é outro problema. O cálculo para dimensionamento de um sistema acústico não é simples. Se eu fosse você, procuraria ajuda de um profissional especializado. Mas caso você queira se aventurar, o Google está aí e tem bastante material de referência.

2 - Um amplificador é utilizado para... amplificar um sinal de áudio. O sinal de áudio gerado pela sua contoladora é um sinal elétrico de baixíssima potência. Como você necessita que este sinal se torne audível para um determinado número de pessoas em um determinado ambiente, você usa o amplificador para "aumentar" este sinal a um nível tal que o mesmo tenha potêcia para sensibilizar a bobina de um Alto-Falante, que irá converter este sinal elétrico em ondas sonoras. Todo sistema de áudio de potência carece um amplificador. Não existe excessão a esta regra.

Sim, é correto ligar as saídas RCA da Numark N4 diretamente a uma caixa ativa, pois na verdade você a está ligando a controladora a um ampificador que fica dentro da caixa ativa. Porém, nunca pense em ligar uma caixa passiva - sem amplificação interna - diretamente às entradas RCA de sua controladora.

3 - O sinal de áudio na saída da sua controladora é igual ao sinal de áudio que sai de "qualquer" equipamento de áudio, ou seja, tem potência baixíssima na ordem de alguns mili-wats (mW). Ou seja, o sinal da controladora não faz nada, ele só serve de referência para o amplificador, que faz o trabalho pesado e é o responsável pela coisa toda.
 

Posté Mon 27 May 13 @ 6:15 pm
Da uma olhada nesse site, vários forums e artigos muito bem explicado. Ví que a maioria são profissionais que fazem sonorização em igrejas, existe uns tópicos muito bons sobre a sua dúvida: demanda de potência X tamanho do ambiente.

http://www.somaovivo.mus.br/

Abraço.
 

Posté Mon 27 May 13 @ 8:44 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
O site sugerido é muito bom, mas quando li pensei em uma coisa:
Em geral, quem busca auxílio aqui no fórum são pessoas comuns, sem muita experiência com áudio. Nota-se pelo nível dos questionamentos feitos... em geral quem tem mais experiência não tem dúvidas sobre como conectar seus equipamentos, pois isso é muito básico. Conhecimento de níveis de sinal e casamento de entradas e saídas compatíveis, isso está "no sangue" de quem lida com áudio há mais tempo.
Os artigos do som ao vivo - especialmente os destinados a cálculo acústico - são extremamente técnicos. Para quem não tem experiência, é informação com grande possibilidade de não ser compreendida quanto menos aplicada.
Por isso usei a boa e velha dica "procure um profissional qualificado"...
 

Posté Mon 27 May 13 @ 10:21 pm
Pelo que entendi, então, o correto seria ligar minha N4 em um amplificador e ligar esse amplificador nas caixas ativas, certo? (afinal a mesa N4 mandaria pouca potência aos alto falantes)

Vou procurar mais infos sobre potência de caixas...

Obrigado, pessoal
 

Posté Tue 28 May 13 @ 7:38 am
Errado.

Caixas ativas -> Possuem amplificadores internos.
Caixas passivas -> Não possuem amplificador interno. É necessário um amplificador externo onde as caixas de som serão ligadas.

Em ambos os casos você ligará a sua controladora ao amplificador, seja ele interno ou externo.
 

Posté Tue 28 May 13 @ 7:58 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Realmente, meu texto deve ser muito ruim pra não ter ficado clara a diferença entre caixas ativas e passivas...
 

Posté Tue 28 May 13 @ 12:14 pm
Estou com uma duvida quanto ao dano que as caixas podem sofrer por eu constantemente utilizar os graves e medios da musica quase no maximo, utilizo uma JBL Xtreme sera que pode danificar?
 

Posté Mon 28 Dec 20 @ 1:59 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
O tópico foi criado para discussão de sistemas um pouco mais complexos. A JBL Xtreme é uma caixa de som ativa e portátil tipo "boombox" de dimensões reduzidas e apesar de grande utilidade para sonorizar ambientes pequenos, não necessariamente se enquadra na discussão.
Entretanto, a boa dica para preservar seu equipamento de som é nunca utilizar além das recomendações de fabricante pois todo aparelho tem limites físicos. Se você sente uma demanda maior de som médio e grave, fique atento pois quando se equaliza o som de forma equivocada a qualidade do áudio fica terrível e a distorção é inevitável quando há sobrecarga de sinal. Além disso, dependendo da construção dos alto falantes, o excesso de grave pode levar a uma vida útil curta demandando troca em curto período de tempo.
A solução no seu caso não seria levar seu equipamento ao limite, e sim buscar um sistema de som de maior potência que ao mesmo tempo atenda sua demanda sonora. e seja construído pra trabalho em alto nível de sinal (grave, ganho e volume) e assim tenha maior vida útil.
 

Posté Mon 28 Dec 20 @ 11:04 am


(Les anciens sujets et forums sont automatiquement fermés)