Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet Como se tornar Dj?

Ce topic est ancien et peut contenir des informations obselètes ou incorrectes.

Olá, eu sou apaixonado por musica, sou bem eclético e sempre em busca de novidades.... sou de Joinville - SC e quero fazer um curso de dj, mas aqui não tem muita opção e a que tem o curso sai um pouco caro(cerca de R$ 1500,00...) queria saber se alguém tem alguma dica... tenho experiencia com o vdj mais ou menos uns 2 anos, ate toco nas festinhas mas so com o pc.... também gostaria de saber se depois que de fazer um curso, como faço pra tocar em matinês ou baladas teen, pois tenho 16 anos só(tem um dj chamado Ramon, ele tem 16 anos e tocas nas matinês daqui...)


mais uma coisinha: vale mais a pena comprar uma controladora ou um mixer e ligar nas saídas do pc?


Aguardo a ajuda dos amigos!
 

Posté Fri 16 Sep 11 @ 3:05 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Se me permite, mesmo não sendo DJ darei alguns conselhos que acredito úteis para iniciantes.

Leve as coisas a sério, para transmitir uma imagem de profissional, mesmo com pouca idade. Muitos decidem se tornar DJ para se destacar no grupo ou se divertir de graça. Isso deve ser uma consequência, e não seu objetivo principal. Se você tá entrando nessa pra zoar, acabará se juntando ao bando de moleques que hoje toma conta do mercado e ajuda a desestabilizar e desvalorizar a profissão.

Seja paciente. O começo é sempre complicado, há muito preconceito envolvido especialmente se você só usa seu computador. E como tem muita gente batalhando por um lugar ao sol, saiba esperar e não desperdiçar as oportunidades que aparecerem.

O curso para DJ é a melhor maneira de aprender, pois você obtém orientação profissional e acesso a equipamentos. Para iniciantes, é uma boa maneira de se introduzir no "universo DJ", especialmente para aqueles que estão habituados com softwares e só usam teclado pra mixar em casa ou festinhas pequenas. As oficinas com DJs podem ser interessantes para obter experiência.

Se você já possui equipamentos para treinar, pode tentar um curso on-line. Procure na internet, existem vários e também os pré-requisitos para fazê-los. Muitos DJs foram auto-didatas, hoje em dia você consegue muita informação através de vídeo aulas e apostilas da internet. Se você decidir optar por aprender sozinho, precisará fazer muita pesquisa, pois ao mesmo tempo que tem coisa boa tem bastante porcaria na rede.

O investimento em equipamentos não somente vale a pena, mas é imprescindível para que você possa dominá-los, especialmente se pensa em seguir carreira no mercado. Um equipamento melhor ajuda a valorizar sua imagem, mesmo DJs que realizam dead acts - tocam com playbacks ou sets pré gravados - tem lá os equipamentos perto pra compor o quadro. Hoje, o software somente é bem visto por profissionais que aliam programas a equipamentos reais. DJ que só usa teclado pode ser visto em festas pequenas pois é uma opção de baixo custo, mas não é levado a sério no meio profissional, mesmo se for a pessoa mais talentosa do mundo. Para escolher seus equipamentos, pense primeiro no tipo de DJ que deseja se tornar. Por exemplo, se decidr virar um DJ itinerante, será preciso optar por equipamentos que facilitem sua mobilidade.

Pra gastar dinheiro em equipamento, tem que ganhar dinheiro como DJ. Valorize-se, procure não trabalhar de graça. Negocie cachês baseados em sua experiência, seus equipamentos, e o evento em si. Use contratos formais, as regras escritas podem te beneficiar em caso de contratante mau-caráter. Tocar em um grande evento pela oportunidade de se destacar é válido, mas cuidado pra isso não virar um hábito. E tocar de graça na festinha de 15 anos da amiga da sua prima, nem pensar.

E quanto ao mercado, saiba que a concorrência é muito grande, é preciso estar preparado e contar com muita sorte para se destacar hoje em dia. Sempre valorize seus contatos, conhecer pessoas da cena local é uma ótima maneira de inserir-se nela.

Em paralelo, desenvolva o idioma inglês, faça cursos pois boa parte do material e ferramentas disponíveis são neste idioma. E também abre portas para troca de experiência com pessoas de fora, o que pode resultar em oportunidades de negócio.

Quanto à menoridade, você precisará de autorizações - do Juizado de Menores e de seus pais - para tocar em festas "de verdade" enquanto não completar 18 anos, principalmente nas que envolverem uma estrutura mais elaborada e consequentemente, maior fiscalização. Mas sempre haverão aquelas baladas de amigos em garagens, quintais, terraços e play de condomínios pra vc se exercitar.

De bons conselhos o inferno está cheio, mas espero que esses possam ajudá-lo.
 

Posté Fri 16 Sep 11 @ 4:27 pm
Nossa, obrigado mesmo, agora sim estou ainda mais motivado para seguir em frente. Minha próxima etapa é começar um curso, mas pretendo só nas férias de verão, já que estudo em colégio particular e isso me consome totalmente. Quando começar o curso, vou atrás do equipamento.

Um Grande Abraço!
 

Posté Fri 16 Sep 11 @ 6:55 pm
É isso ae mesmo, faço das palavras do amigo Speedy as minhas e lembre-se que a humildade será algo imprescindível para que vc tenha sempre as portas abertas em qqr lugar.
O curso é salgado sim mas, com o curso além de ter acesso a vários equipamentos de DJ sem precisar compra-los de imediato, vc terá um melhor entendimento e suporte na hora de escolher seus próprios equipamentos, o que mais se adapte ao seu estilo de tocar, evitando gastos desnecessários, aprenderá a montar os equipamentos, operar todas funções, estilos musicais, contagem, tempo, barra, compasso, feeling musical, onde comprar suas músicas, tudo sobre conexões, cabos, manutenção básica, limpeza, cuidados necessários de cada equipamento, vc tb irá se familiarizar com o microfone que tb é um equipamento, aprenderá a produção de aúdio, seja na produção de uma vinheta até na construção de uma música feita por vc, produção músical, hj temos uma vasta modalidade incorporadas e aliadas ao DJ, seja em audio ou video (VJ) geralmente o DJ professor em determinada faze do curso levará o DJ iniciante a fazer estágio real em rádios, danceterias, shows e eventos além de um encaminhamento para o mercado de trabalho, seja ele em rádios ou danceterias.
Valew meu amigo, aquele abraço e boa sorte.
 

Posté Mon 19 Sep 11 @ 1:41 pm
Fico feliz que mais um amigo respondeu ao tópico.
Tenho mais uma dúvida: eu gostaria de comprar uma controladora usb, mas os preços de uma com pré escuta esta um pouco salgado, alguém dos amigos me recomenda um site ou uma loja aqui no Brasil ou no Paraguai?

Se os caros amigos terem mais algumas dicas, estou de mente aberta para recebe-las.

Um Grande Abraço e Sucesso Pra Vocês!!!
 

Posté Mon 19 Sep 11 @ 5:52 pm
Bom dia.

Sou apaixonado por musica eletrônica, quero fazer cursos para dominar as mixagens e depois tenho intenção de me especializar em produzir musicas.
Hoje vejo muitas escolas de DJ e até mesmo faculdades com cursos de 02 anos, minha dúvida é a seguinte, como sei qual curso escolher ? Qual a diferença entre cursos de 2 anos e de 2 meses ?
E qual equipamento é recomendado para um iniciante começar a usar e aprender a utilizar ?
Agradeço desde já !

Abraços
 

Posté Mon 26 Nov 12 @ 7:37 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A diferença entre os cursos? Carga horária e conteúdo. Além claro do valor final do curso.

Creio que os cursos mais curtos são "básicos", ensinam o principal para que você saiba por onde começar e já sair tocando minimamente bem. E também instituições que tem cursos curtos, possuem vários segmentos que variam muito, até segmentos com ferramentas diferentes são abordados, por exemplo: primeira fase > DJ; segunda fase > Produtor. Os cursos maiores e mais longos certamente terão mais informação e exigência e te formarão um profissional mais completo, possivelmente até dentro da área de produção. Creio que vale a pena você fazer os dois.

Mas claro, conheça o conteúdo do curso e o histórico da instituição. Tudo isso é importante para saber se você fará cursos com pessoas competentes, ao invés do DJ que só usa computador e é amigo do amigo do seu irmão (ok, não significa que o cara não tenha talento, mas você entendeu, certo?).

Referente a equipamentos, será uma consequência das informações que você receber no curso. Os instrutores te abrirão um leque de informação e você fará opção de acordo com a que mais lhe convier no momento, baseado na sua disponibilidade (financeira e profissional).

 

Posté Mon 26 Nov 12 @ 12:00 pm


(Les anciens sujets et forums sont automatiquement fermés)