Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet: Ajuda no pitch do virtual dj!

Ce topic est ancien et peut contenir des informations obselètes ou incorrectes.

Ola, uso uma mixtrack ( nao PRO) junto com o melhor software de mixagem para DJ`s o Nosso Virtual DJ hehehe.
Eu mixo as musicas ajustando o pitch manualmente, sempre voltando o Fader do pitch para o 0% na musica que irei entrar, assim da pra mixar simulando uma CDJ, mas gostaria de saber qual Porcentagem do pitch devo colocar no VDJ para simular certinho o fader do pitch de uma CDJ??
meio complicado de entender, mais se alguem entendeu e sabe como por favor me ajude hahaha.
Grato.!!

Posté Tue 31 Jan 12 @ 4:30 pm
Esta é uma questão comum nos fóruns em inglês, sobre a acuidade do pitch em controladores (pitch accuracy).

Não é possível definir qual a escala no programa te aproximará mais do resultado em uma CDJ. Isso pois até nas CDJs esta escala é variável. Em umas o percentual de escala é configurável, você pode ajustar a escala conforme sua necessidade, os valores mais comuns são + 6%, + 10%, + 16%, em algumas pode ser ajustado em até + 100%. Em outras CDJs mais antigas o percentual da escala é fixo. Por exemplo, na minha antiga CDJ-500II a escala de pitch é + 10%.

Mas lembre-se sempre que quanto maior a escala, maior será a resolução do pitch, e menor é a precisão. Na prática, se a escala aumenta, você observará que o pitch fica bem mais sensível, se der um toque mínimo a velocidade aumenta muito.

Uma coisa é certa, seu controlador nunca terá a mesma precisão do pitch de uma CDJ. Há algumas limitações técnicas que impedem que ambos tenham a mesma precisão. Nos controladores mais simples, que trabalham com protocolo MIDI 7-bit, você tem no máximo 128 passos no deslizante todo. Vamos chamar estes 128 passos de "passo de pitch" (é um termo redundante se vc traduzir, mas permita-me).

Um exemplo para entender melhor: Se imagine numa situação que que você precisa andar 10 metros em 10 segundos.
Se você resolver dar passos largos de 2m, você cobrirá a distância com 5 passos, e precisará dar 1 passo a cada 2 segundos para percorrer a distância no tempo definido (ou 1/2 passo por segundo).
Se você resolver dar passos curtos de 50cm (ou 0,5m) cobrirá os mesmos 10 metros com 20 passos, e precisará dar 2 passos por segundo para percorrer a distância no tempo definido.
Sua velocidade final será a mesma em ambos casos (1m por segundo) MAS o intervalo entre cada passo lhe permitirá um melhor controle, um equilibrio melhor para chegar ao fim do percurso sem cair.
Isso é bem parecido com o ocorrido com o motor do seu CDJ à medida que você varia o deslizante do pitch, a cada "passo de pitch" o motor terá uma variação menor de velocidade, e a velocidade do motor influenciará diretamente (diretamente proporcional) no BPM da música contida no CD que este motor estiver rodando. Quando menor for a variação de velocidade entre cada passo de pitch, melhor será seu ajuste de BPM (a música demorará mais tempo para sair de sincronia com a outra).
Portanto quanto mais "passos de pitch" você tiver no equipamento, melhor será a precisão do seu ajuste de BPM.

Veja um comparativo entre escalas e resoluções de um CDJ e um controlador:

Escala + 6% > Controlador = 0,09% > CDJ Pioneer 0,03%
Escala + 10% > Controlador = 0,11% > CDJ Pioneer 0,05%

Para controladores que utilizam MIDI 14-bit, isso muda muito. O número de passos aumenta para até 1024 "passos de pitch" e assim, a precisão chega a ser maior que numa CDJ. Infelizmente, não é o caso da Numark Mixtrack ou Mixtrack Pro. Abaixo, uma llista de controladores que possibilitam uma boa precisão do pitch.
  • Vestax VCI-300 - MIDI, 1024 passos
  • Denon DN-MC6000 - MIDI, 1024 passos
  • Denon DN-HC4500/HC5000 - MIDI, 1024 passos
  • Denon DN-S1200 - MIDI, 1024 passos
  • Hercules DJ Console 4-Mx/4Set - MIDI, 256 passos
  • Reloop DigitalJockey series - MIDI, 1024 passos
  • Numark DMC-2 - HID, 1016 passos
  • PCDJ DAC-3 - HID, 256 passos

Boa tarde, gostaria de uma ajuda pois estou mt confuso, comprei recentemente uma controladora ddj wego da pioneer mas estou com dificuldade no pitch pois dou um toque minimo e ele aumenta mt o bpm, estou usando em +- 6% e nao esta me ajudando mt, pensei em trocar para uma ddj ergo mas nao sei como e o pitch dela, alguem poderia me ajudar ? preciso de dicas ou nomes de controladoras com pitch de cdj rsrsrs

(Les anciens sujets et forums sont automatiquement fermés)