Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet Ajuda sobre Numark TT1610 [FECHADO]

Ce topic est ancien et peut contenir des informations obselètes ou incorrectes.

Sou novo aqui e não sou DJ. Porém tenho vontade de adquirir um ou dois toca-discos para ouvir meus LP's e, quem sabe, digitalizá-los. Se vocês puderem me ajudar me dando algumas informações, serei grato. Um cara quer vender um kit Numark TT1610, com o mixer. Gostaria de saber características básicas sobre o modelo, se posso conectá-las ao pc para digitalizar os LP's, se servem para eu apenas ouvi-los, se precisarei de algum outro equipamento, como amplificadores e etc. E principalmente, se são confiáveis pelo preço de R$400,00 ou esse preço indica algum defeito.

Grato

Zarce
 

Posté Tue 11 Jun 13 @ 11:10 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Primeiro, vou responder o que você perguntou...

Antes de responder diretamente, vamos entender algumas coisas.

O processo de digitalização consiste basicamente em duas fases: 1) captura e 2) tratamento do áudio.

Capturar áudio a partir de vinil é um processo extremamente simples. Basicamente, você tem uma fonte de áudio analógico (o toca discos) que pode ser ligada a uma entrada qualquer de placa de som do seu computador (sim, do mesmo modo que você conecta um microfone), e você utiliza um programa qualquer de gravação para capturar áudio a partir desta entrada.
Você pode capturar até mesmo a partir da saída de fone de ouvido de um 3x1 antigo. Caso você não tenha um sistema de pré-amplificação (mixer ou o tal 3x1) e tenha que ligar o toca discos diretamente à entrada da placa de som, é importante obter um programa de captura com um programa auxiliar RIAA pois a saída direta phono tem um alto nível de agudos e médios. O VirtualDJ possui um programinha auxiliar chamado Rip Vinyl para esta função (clique no link abaixo para saber mais).
http://www.virtualdj.com/homepage/Speedy53/blogs/4517/Como_usar_Rip_Vinyl.html

Porém, tratar o áudio para eliminar ruídos e chiados já é algo um pouco mais específico. Você terá que utilizar programas de edição de áudio, o que implica em aprender a utilizar recursos específicos destes programa. Eu utilizo o soundforge, que possui plugins específicos para isso (como o 'click and crackle removal' e o 'noise reduction') e limpam boa parte das imperfeições do áudio. E também uso o mesmo programa para equalização deste áudio,

Então, a realidade é que você não precisa do tal kit, e nem de um grande investimento somente para ouvir e/ou digitalizar seus vinis.
- Um toca-discos simples é mais que suficiente pra isso.
- A placa de som com entrada, qualquer computador tem.
- Um cabo RCA x p2 stereo pra conectar os 2 componentes (claro, esse cabo pode mudar dependendo da saída e entrada a serem conectadas).
- um editor de áudio

Obviamente, se você tiver outro objetivo (como utilizar o tal kit como deve ser usado, para prática de técnicas de DJing), outras considerações devem ser feitas pois a necessidade que você transmitiu em seu post é somente ouvir e gravar.

Claro, existem certos nuances do processo (como ajustar volumes e ganhos da entrada da placa de som para impedir distorções) que você só aprende colocando a coisa pra funcionar.

Mas vamos às suas dúvidas principais...

Zarce Matos wrote :
Um cara quer vender um kit Numark TT1610, com o mixer. Gostaria de saber características básicas sobre o modelo

Para saber detalhes sobre a TT1610, consulte o site do fabricante, manuais ou sites de review na internet. Haverá uma dificuldade natural pois trata-se de um produto fora de linha.
http://www.numark.com/support/downloads/tt1610
http://pt.diplotop.com/review/NUMARK/TT1610

Zarce Matos wrote :
se posso conectá-las ao pc para digitalizar os LP's, se servem para eu apenas ouvi-los, se precisarei de algum outro equipamento, como amplificadores e etc.

Sim, como expliquei acima você poderá ligar o kit a uma entrada de placa e capturar o áudio a partir dele.

Zarce Matos wrote :
E principalmente, se são confiáveis pelo preço de R$400,00 ou esse preço indica algum defeito.

A boa prática ao comprar equipamento usado de desconhecidos é nunca comprar nada às cegas. Se você não confia no vendedor, e não pode fazer um teste "ao vivo e em cores", simplesmente não compre, seja lá qual for o preço.

Agora, vou te dizer o que penso disso tudo...


A grande verdade é que o processo de digitalização é moroso e trabalhoso. Com prática, você não leva menos que 30 minutos para capturar e tratar uma única faixa, e se você não tem prática, pode dobrar o tempo. Por isso, sou bem mais direto em relação a isso.
Hoje em dia, é muito mais fácil buscar as músicas já digitalizadas na internet e fazer o download. O tempo de download é curto, ainda mais se você tiver uma boa conexão banda larga, a variedade é fenomenal (milhões de arquivos espalhados por aí) e existem milhares de fontes onde obter áudio, e algumas fontes em formato sem perdas (lossless) como WAV ou FLAC que asseguram total fidelidade ao áudio original.

A digitalização deve somente ser usada em casos específicos, onde o áudio a ser digitalizado é impossível de obter diretamente na internet.

Então, partindo deste princípio, qualquer investimento alto para cobrir a pequena possibilidade de você não achar algo na internet, deve ser seriamente pensado e repensado, e preferivelmente não deve ser feito.

 

Posté Tue 11 Jun 13 @ 7:39 pm
Olá, comprei uma controladora numark e quando está mais de uma hora ligada no not e no aparelho de som, começar dar uns pipocos no som e para de sair som.
Obs: o som continua saindo no fone que está ligado na controladora que está ligada no not.
Podem me ajudar por favor?
 

Posté Mon 24 Jun 19 @ 8:28 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Podemos inverter os papéis? Eu peço sua ajuda para evitar postar em um tópico sem relação com seu problema. Pode por favor abrir um novo tópico de discussão e explicar sobre qual controlador você está se referindo?

[FECHADO]
por postagem sem relação com o tópico
 

Posté Mon 24 Jun 19 @ 9:52 pm


(Les anciens sujets et forums sont automatiquement fermés)