Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet Como usar microfone em uma transmissão (LIVE) DDJ-SB3 ??

Ce topic est ancien et peut contenir des informations obselètes ou incorrectes.

Já procurei aqui sobre microfones, e o que achei foi para o item de gravação de sets.

O que eu gostaria:

- Em tempos de quarentena, as LIVES estão em alta. Podemos transmitir pelo Youtube e Facebook via Virtual Dj, o que é muito prático.

MASSSSS... o microfone não sai no ar (no caso na live).

Já tentei configurar o MIC como saída de áudio através do VDJ e não consegui.

Alguém tem a solução?

Detalhe: Tenho uma controladora SB3 e um Macbook.

Obrigado!
 

Posté Mon 20 Apr 20 @ 5:39 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
No seu caso, é uma particularidade do seu controlador que dificulta a transmissão do áudio do microfone.

O sinal de áudio do microfone da controladora não é roteado pela interface/placa de som interna da DDJ-SB3 então não pode ser configurado no VirtualDJ pois o sinal do microfone "não passa por dentro" da interface e consequentemente, do software (o sinal do microfone é direcionado por hardware direto pra saída master da controladora). E dificulta ainda mais pois seu controlador sequer tem uma saída BOOTH ou REC que possa ser usada mais facilmente. As saídas Booth e REC são "espelho" da master e mais "utilizáveis" (vamos dizer assim) no sistema abaixo proposto.

Então você precisará capturar o áudio diretamente da saída MASTER da controladora (via cabo) e retornar este sinal para uma entrada de placa de som qualquer do seu computador. Assim este áudio - já com o sinal do microfone junto - pode ser usado em qualquer outro software externo de transmissão (OBS Studio, Xsplit, Wirecast, vMix, etc.) como origem de áudio para seu streaming.

Como sua controladora não tem Rec/Booth out, você precisará usar uma das duas propostas da figura abaixo pra que seja possível envio do mesmo sinal para seu sistema de amplificação, e para o "feedback" na entrada da placa de som como indiquei. Clique na figura para ver em tamanho maior.

O sistema é um pouco parecido com o conceito de "record loopback" de áudio, que é explicado aqui.

Entretanto, a diferença fundamental é que num sistema de record loopback se usa um mixer externo de hardware e na configuração de áudio do VirtualDJ não se aplica um master output. Na sua controladora, tanto se usa master out quanto mixer interno. Por isso não tenho certeza se funcionará com o VirtualDJ sendo o software de transmissão (configurando uma entrada de áudio como "record input") pois a tendência do software é transmitir a saída master da interface para streaming, por isso recomendo testes.

Acredito que o uso do software externo será bem mais interessante, pois ele permitirá (caso você usa a mesma máquina pra tocar e transmitir) a captura da "tela" (saída de vídeo principal) do VirtualDJ, num sistema parecido com os que usuários de gameplay executam.

Vale a boa e velha dica de ajustar o volume e ganho da entrada que será usada para captura do seu áudio externo, no gerenciador de áudio da sua placa de som (seja Realtek, IDT, etc.) para evitar distorção.
 

Posté Tue 21 Apr 20 @ 7:56 am
Certo Speedy obrigado.
No meu caso aqui não deu certo, pois não tenho todos esses cabos.

Vamos supor que eu compre uma placa de áudio, aí daria para fazer a transmissão com microfone?

Outro detalhe: Transmitir com áudio e mic para o streaming, e ainda ter o retorno do áudio nas caixas.

Pq tenho medo de comprar a placa, e o Virtual não reconhecer... O Virtual reconhece as placas de áudio USB por exemplo, para aí sim transmitir?? Ou ele transmite direto do próprio programa?



 

Posté Sun 26 Apr 20 @ 4:26 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Vamos por partes...
fabioleonel wrote :
No meu caso aqui não deu certo, pois não tenho todos esses cabos.
Talvez comprar os cabos seja mais fácil que a outra opção que você escolheu. Se seu sistema de amplificação tem uma saída line, só precisará um cabo a mais. E na segunda opção, seria um cabo mais dois divisores (que pode ser cabo ou adaptador).

fabioleonel wrote :
Vamos supor que eu compre uma placa de áudio, aí daria para fazer a transmissão com microfone?
Supondo que sua placa de sim tenha entrada para microfone, sim. Então você ligaria seu microfone nesta placa criando uma entrada mic no sound setup. Então, o áudio do microfone passa a ser roteado pra saída master do programa

fabioleonel wrote :
Outro detalhe: Transmitir com áudio e mic para o streaming, e ainda ter o retorno do áudio nas caixas.
Na situação acima, sim, pois todo seu áudio estaria roteado pra sua saída master, que é a saída transmitida para stream.

fabioleonel wrote :
Pq tenho medo de comprar a placa, e o Virtual não reconhecer.
Não é o VirtualDJ que reconhece o hardware. Seu hardware é reconhecido pelo sistema operacional. O VirtualDJ não é o Serato, que precisa homologação pra placa de som funcionar com o programa.

fabioleonel wrote :
O Virtual reconhece as placas de áudio USB por exemplo, para aí sim transmitir?
Sim, como já citei na condição acima.

fabioleonel wrote :
Ou ele transmite direto do próprio programa?
Sim, nesta condição você não precisará de um programa de transmissão externo.

NOTA: isso que escrevi é bem teórico pois não tenho como simular a mesma condição que você tem na sua casa, mas pelo que conheço do programa daria certo
 

Posté Mon 27 Apr 20 @ 12:33 am
Como sempre muito prestativo e didático.

Muito obrigado. Você ajudou muito, se quiser, depois posto aqui o resultado.

Valeu, Abs!
 

Posté Mon 27 Apr 20 @ 4:43 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sim, pode compartilhar o resultado, seria muito legal, eu que agradeço.
 

Posté Tue 28 Apr 20 @ 12:52 am
DJ.VPFHome userMember since 2020
Nesta questão do microfone. Meu notebook precisa ter entrada line MIC? Ou pela entrada do fone de ouvido do notebook funcionaria?
Será que encontraria os cabos no mercado livre?
Meu note é um Lenovo g40-80.
Qual seria uma solução mais próxima?
Na questão das controladoras Pioneer Dj; qual a que tem essa questão do microfone resolvida? Saberia me informar?
 

Posté Sun 17 May 20 @ 2:46 am
DJ.VPFHome userMember since 2020
No meu notebook; e entrada p2 é aquela: Tomada combinada de áudio; pois diz que o microfone é integrado.
Qual seria a solução para transmitir o áudio junto com vídeo? Utilizando a técnica record loopback.
 

Posté Sun 17 May 20 @ 9:18 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
user21164687 wrote :
Nesta questão do microfone. Meu notebook precisa ter entrada line MIC? Ou pela entrada do fone de ouvido do notebook funcionaria?
Seu computdor necessita ter entrada de áudio, pois fone de ouvido é saída de áudio (o computador gera, o fone reproduz).

user21164687 wrote :
Será que encontraria os cabos no mercado livre?
Sim, com certeza, faça uma pesquisa.

user21164687 wrote :
Meu note é um Lenovo g40-80. Qual seria uma solução mais próxima?
Não existe uma receita de bolo, a solução depende do hardware e isso significa tanto seu computador quanto sua controladora. Como estamos aqui falando sobre a DDJ-SB3, já foi postada a solução acima. No caso de outro hardware, abra outro tópico de discussão.

user21164687 wrote :
Na questão das controladoras Pioneer Dj; qual a que tem essa questão do microfone resolvida? Saberia me informar?
O microfone na verdade não é um problema, é uma característica portanto não será "resolvida" pelo fabricante. Não sei informar em quais controladores isso funciona diferente pois existem 33 controladores Pioneer na seção de controladores compatíveis, cada um tem suas particularidade, mas a dica geral é observar se o sound setup do controlador possui uma entrada de microfone, deste modo o sinal de microfone é roteado pelo software, diferente do que citamos aqui neste tópico.

user21164687 wrote :
No meu notebook; e entrada p2 é aquela: Tomada combinada de áudio; pois diz que o microfone é integrado. Qual seria a solução para transmitir o áudio junto com vídeo? Utilizando a técnica record loopback.
Para record loopback, as opções já foram detalhadas acima. Caso você tenha o mesmo hardware citado, as respostas já foram dadas e peço verificar os posts anteriores. No caso do Lenovo G40-80, é necessário observar se o conector de headphone é configurável (se ao conectar algo o computador "pergunta" o que está sendo conectado, então existe uma grande possibilidade de que o conector seja configurável sendo possível ligar tanto dispositivos de entrada como microfones ou um aparelho qualquer via line input ou dispositivos de saída como headphones). Caso não seja, a opção é uma placa de som USB.
 

Posté Tue 19 May 20 @ 12:18 am


(Les anciens sujets et forums sont automatiquement fermés)