Connexion rapide:  

Forum: Portuguese Forum

Sujet DMX Light
Alguem com experiencia no controle de luz DMX por software, tenho visto essa tendencia porem aqui no Brasil ainda nao temos isso, e gostaria de trocar ideia.
Ja vi alguns programas que fazem isso, inclusive sincronizado com vdj porem é algo avan;cado e sem tutoriais na internet em portugues.
 

Posté Wed 29 Jun 22 @ 11:45 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Clique aqui acho que se usar o tradutor do seu navegador poderá te ajudar. A página contém tutoriais em inglês mais direcionados a configuração do VirtualDJ com alguns softwares específicos (pelo jeito existem MUITOS softwares que fazem isso pois o protocolo de comunicação OS2L é "livre", até mesmo softwares gratuitos, e alguns até com plugins específicos para VirtualDJ), e como acionar cenas via pad do controlador e até mesmo personalizar acionamento de cenas automaticamente conforme a música que está tocando (por exemplo, acionar o estrobo em um trecho da música). Pelo jeito, o VirtualDJ não faz nada sozinho, ele trabalha em conjunto com algum programa que é o responsável pela parte de configuração da cena e do elemento de iluminação que está conectado no seu circuito de iluminação, o VirtualDJ aciona a cena configurada neste segundo software. Mas já é algo muito positivo principalmente para profissionais que não tem auxiliares a disposição para ficarem controlando a iluminação do evento, e uma automação vem a calhar.

Fica aqui a observação que seu tanto VirtualDJ quanto o software de controle de iluminação tem que estar rodando na mesma máquina, então fique atento pra que seu computador tenha especificações que não travem a máquina pela exigência de software necessário para desempenhar estas funções.

O que falta neste tutorial que citei acime é um pouco mais de informação sobre hardware compatível - vc precisará de uma interface que receba comandos do computador e converta para DMX. Dependendo do hardware que você já possui, pode ser que até mesmo sua mesa de controle faça tudo sozinha caso receba comandos OS2L diretamente via USB.

Pelo que entendi, o comando DMX é específico conforme o elemento de iluminação que está ligado e existe uma limitação de elementos pelo numero de canais DMX disponíveis (em geral 512 canais, um elemento de iluminação usa mais de um canal DMX, quanto mais complexo o elemento de iluminação e quanto mais elementos conectados na "rede", maior o número de canais utilizados). Ou seja, toda sua iluminação é ligada em uma "rede" e o mesmo cabo envia DMX para todo o circuito, entretanto o comando só será reconhecido por um determinado elemento de iluminação que compõe sua cena (estrobo, moving head, etc.).

E tem sim pelos menos 2 ou 3 tutoriais em português no YouTube dando uns toques sobre uso do VirtualDJ com OS2L e DMX. O que vi nestes tutoriais novamente são focados em software e configuração, então o que fica de importante é escolher um software que seja mais comumente utilizado pela comunidade pois assim, achar informação é mais fácil (vi muita coisa do Freestyler, para PC), mas os tutoriais pecam bastante na questão do detalhamento do hardware. Me pareceu que a questão do hardware é bastante simples para quem tem uma vivência com controle de luzes via DMX e montagem de cenas somente com hardware, por isso a falta de especificidade neste quesito. Achei aqui um guia básico sobre DMX, acho que vale a pena começar por aqui - pra mim, o be-a-bá foi muito legal pois não manjo nada de iluminação.
 

Posté Thu 30 Jun 22 @ 2:25 am