Se Connecter:     

Forum: Portuguese Forum

Sujet: Gemine cntrl one
Os botões da minha controladora gemini cntrl one estão muito sensíveis ao toque, já procurei ajuda no youtube e no suporte da gemini, mas não tive resposta, como o software da controladora é Virtual Dj , to com a esperança de que alguém possa me ajudar com essas informações !

Posté Sat 25 Jun 22 @ 2:19 pm
Estou entendendo que esta "sensibilidade ao toque" seria algo como você nem encostar direito no botão, e o programa já responde. Como por exemplo, somente encostar no play e o deck reproduzir, ao invés de "pressionar" o play para a mesma coisa.

Se for isso que estou pensando, me parece um problema de hardware.
O programa de DJ (seja qual for) responde a um comando numérico (o tal protocolo MIDI ou HID) enviado pelo seu hardware. Voltando ao exemplo que citei: se este comando é enviado quando vc usa "menos força" pra apertar o play, então algo ocorreu no botão do play.
Em geral, um botão nada mais é que um contato que fecha quando vc aperta, e possui uma "mola" de retorno automático. Com o tempo, a distância entre os pontos de contato diminui, então é necessário cada vez menos força pra acionar. Até que os pontos de contato estão tão próximos que so encostar já basta, ou então ao se apertar, o contato não abre mais por falta de pressão de retorno.
A gente percebe isso em casos que o botão envia comando direto ao programa, as vezes até sem apertar o botão. E isso vai acontecendo aos poucos, o controlador fica cada vez mais sensível ao se utilizar.
Isso é provocado pelo uso, ao apertar milhares de vezes um botão ele se desgasta, o que pode aumentar conforme a qualidade do componente que o fabricante utilizou.
Então, daí vc tem uma sensibilidade maior do hardware ao toque.
E se tratando de um problema de hardware por desgaste de componente, a substituição do componente irá resolver o problema.

Não faz sentido que isso seja provocado pelo software de DJ, pois o software não tem configuração para especificar com qual força vc precisa apertar o botão do controlador pra que o comando seja enviado.
Mas em alguns casos, para jogwheel ou botões rotativos "sem trava" (endless encoder), às vezes o programa tem especificações de sensibilidade para por exemplo, personalizar a resposta de scratch ao usar o jog.
Ou então, uma alteração de escala de um determinado deslizante ou botão rotativo pode ser interpretado como "sensibilidade". Por exemplo, se vc definir a escala de pitch em +100% e depois comparar com a resposta do deck ao definir a escala de pitch em +6%, perceberá que será necessário uma "quantidade maior de deslocamento do pitch" pra que haja uma maior variação de velocidade do deck. O pitch em +100% é mais sensível que em +6%

Caso seja outra coisa ou algum botão específico com sensibilidade, ou uma função específica ou um comportamento diferente que vc entende como "sensibilidade", favor informar. Explique melhor seu problema.